A experiência passava sobretudo por contactar com diabéticos de alguns países, na sua maioria italianos mas também da Lituânia, Macedónia, a viver na Áustria e Portugal. Dividi quarto com o atleta da Macedónia, Kostadin Martinov, que por curiosidade conheceu a representante portuguesa (Ana Luísa Vaz), na maratona "Global Heroes" de 2013, para atletas diabéticos, portadores de bomba infusora de insulina da Medtronic.
Depois de uma publicação sugerida na página do Projecto blue O, avancei com as minhas questões...
Representar o Projecto blue O no "V Trofeo Hernica Saxa" integrando o 2° Trofeo ANIAD (Associazione Nazionale Italiana Atleti Diabetici / Associação Nacional Italiana de Atletas Diabéticos), no qual, este ano teve lugar o 1º Campeonato Europeu IDF de Corrida de Estrada, 10K, era tentador e desafiante.
A maior responsabilidade esteve nas "pernas" do Mauro Manenti (atleta diabético do Runners Club Anagni – Vice Presidente Regional ANIAD), o meu contacto lá e mentor deste fim de semana.
Apresentações realizadas no sábado, Domingo 29 começamos com uma conferência ligada à prática desportiva numa desmistificação entre diabetes e o desporto. Os benefícios, riscos, tratamentos, condicionantes, objectivos... Tudo posto em "cima da mesa" e falado de forma aberta, para, em nome pessoal, do ponto de vista médico, das farmacêuticas, todos estarmos de acordo em que sim é POSSÍVEL, mesmo sendo diabético, praticar desporto complementando o seu tratamento diário.
Os atletas - uns 300 no total - começaram a chagar por volta das 19h, para iniciar a “gara” às 21h locais.
Todos medimos as glicémias (231 mg/dL era a minha) e muitos ajustes foram realizados, tudo preparado, "andiamo"!!!
O centro histórico de Anagni foi o palco da prova que consistia num circuito de 3 voltas e meia. No meu GPS "sofri" +/- 47 minutos tendo terminado com uma glicémia de 186 mg/dL.
Ficaram definidos os campeões europeus da IDF nos vários escalões, para o ano... há mais!
O maior orgulho que trago é saber que o pensamento que tive há uns anos - desconhecendo muito do que conheço hoje - é o mesmo de outras pessoas, seja em Portugal, Itália ou outro país qualquer. Há que mostrar aos outros os mitos, muitas vezes, existem só na cabeça.
Corridas boas,
Represent blue O Project in the "V Trophy Hernica Saxa" into the "2nd ANIAD Trofeo" (Italian National Association of Athletes Diabetics), which this year took place the 1st European Championship IDF Road Race 10K was tempting and challenging.
Sem comentários:
Enviar um comentário