Boas pedaladas,
Esta prova começou
muito antes da data propriamente dita, em 2012, acompanhado fizemos 99km!!!,
passava por Espanha, subia à Serra da Malcata e voltávamos a descer para
Penamacor, com a possibilidade de ver um Lince Ibérico!!! Este ano, dada a
fraca aderência aos 85km, recebemos um mail informativo, que esta distância não
se realizava - desalento e alivio.
Glicemia fantástica
de manhã, 126mg/dL, reduzo as unidades de rápida e basal, esta ultima é a chave
para um dia tranquilo e as demais horas. Estava o tão anunciado frio e as
rajadas, prolongavam essa impressão. Levantei o saco com tudo o que me
pertencia (adorei o conteúdo, em casa mais ainda!).
No aquecimento
cheguei à fala com um amigo recente que se prolongou durante o briefing, até
nos "obrigarem" a seguir, já tinham dado a partida! Fomos juntos
algum tempo, infelizmente para mim, até das questões técnicas se falou. Posso
afirmar que, depois deste pormenor, que ultimamente tenho com os furos, notei
algo mole lá atrás... Íamos pelo km 8, perguntei-lhe isso porque também não
tinha GPS, algo com o botão “ON”!!! Confirmei, mais uma prova mais um furo!
Segui ao ritmo possível: parar, confirma, enche e torna a encher!
Não fiquei por aí.
Reconhecendo o local, estávamos a chegar ao 1º abastecimento, no Parque de
Campismo do Freixial, Águas - Penamacor (era o acampamento final das minhas atividades
escotistas), meto as mãos aos bolsos, não, não tinha o leitor de glicémia!!!
Passei a ter de gerir tudo com mais atenção. Deu-me a impressão de estar com um
valor alto... O VITARGO ELECTROLYTE estava "consistente" e preenchi
com H2O, comi uma banana, laranja, uma sandes de fiambre e agarrei 2 barras de
cereais. O pneu… depois de mais umas "bombadas" parecia aguentar-se.
Os espanhóis da Serra
da Gata, marcam forte presença nesta prova e saí "acompanhado".
Durante uns bons quilómetros fui parando para encher a “minha sina”, ladeamos
ribeiras, fui comendo as barras de cereais e umas bolachas, passamos pelo 2º
abastecimento (só líquidos, numa estrada “colada” com Espanha onde havia assistência
técnica, mas comigo estava tudo bem!!!), passamos por pontes, fizemos algumas
subidas e os espanhóis desapareceram… tive de encher o pneu!
Tenho uma ligeira
resistência à lama (deve ser do equipamento quase branco), mas neste passeio
serviu-me de lição. Por me desviar - "contente e feliz” - fui parar a uma
subida, subi e continuei a subir, pensando sempre que estava no caminho certo,
até um cruzamento bastante largo. Se já não via indicações nenhumas há algum
tempo, ali não havia mesmo nada (de tão bem marcado que estava: fitas, setas e
cortes de caminho)! Desci quase tudo até encontrar dois raiders, mas não os
demovi do que estava já convencido, e assim, "mostrei-lhes" o caminho
até lá acima. Conclusão, ligamos à Organização, era para descer. É que foi ver
a CF SLX 29 à procura das "fitas"!!!
Lá estava a lama, e
tinha de lá passar, depressa chegam o carro, moto 4 e a bike vassoura. Passamos
a 4 elementos e fomos direção ao 3º abastecimento. Consegui distanciar-me e
numa descida antes do 3º abastecimento, cruzei-me com um bâmbi - os do rabo
branco - saltou à minha frente no trilho, de um lado para o outro - quase ao
estilo Cape Epic!!!
Desse abastecimento,
comi na base da gestão; meio copo de sumo com uma sandes de queijo, fruta, uma barra
e água. Saí com um avanço de 5 min, se tanto, e depressa fui apanhado, faltavam
20km para a meta. Descobri o que originou os últimos furos e com a ajuda da
Organização reparamos, de vez, essa questão. Durante esses quilómetros fui
recuperando algumas posições, numas transações de subidas consecutivas, ajudado
pelo meu peso e esta roda 29.
Cheguei bem, sem
sintomas de hipo, durante todo o percurso. Devo ter realizado uns 60km... A insulina basal - efeito 24h - é fundamental neste tipo de atividade
- aeróbico - havendo um controlo nos valores durante a atividade, é fundamental
o conhecimento das reações corporais depois dessa atividade para não se
registarem episódios de hipo e por consequência, colocando menos insulina,
evitar as hiperglicemias.
Ao almoço tinha 116mg/dL.
Dos 46 cheguei em 38
com 4:38:20h
Pedaladas boas,
casf
--//--
English
Good cycling,
This event started before the date itself, in 2012, we did 99km!! Passed
through Spain, went up to Malcata Mountain and cycling back to Penamacor, with
the possibility to seeing a lynx!! This year, due to poor adherence to 85km, we
received an informative email, this distance it was not in - relief and
despair.
My fasting blood glucose was 126mg/dL, I reduce the fast and basal
insulin units, the basal is the key to a “peaceful” day and the remaining
hours. It was the announced cold temperature with blasts, lengthen that
impression. I lifted the bag with everything that belonged to me (loved the
content, at home, even more!).
When heating I talking with a recently friend, during all briefing time,
till they "oblige" us to follow, had already given the started! We've
been together for a while, unfortunately for me, we also speak about technical
issues. I can say, after this detail, that lately I have with holes, I noticed
something soft on the back... 8km were going, I asked him, also because I
didn't have GPS, something with the "ON" button!! Confirmed, another
event, one more hole! I follow on the possible pace: stop, confirm, fills and
refills!
It was not finish! Recognizing the place, we were coming to 1st
supply zone, Freixial Camping Park, Águas - Penamacor (was the final Scout camping
activities every year), I put my hands into my pockets, no, no blood glucose
meter!!! I started having to manage everything much more carefully. I had the
impression of being in a high value... The VITARGO ELECTROLYTE was
"consistent" and I filled with H2O, ate a banana, orange, a ham
sandwich and grabbed two cereals bars. The tire... after a few more "pumped"
seemed to hold up.
The Spanish’s from Gata Sierra mark strong presence in this event and we
leave "together". For a good kilometer was stopping to fill "my
fate", pass nearly streams, I ate cereals bars and some cookies, we passed
the 2nd supply (only liquids, on a road "merged" to Spain,
where there were technical assistance, but for me was everything okay!), passed
through bridges, made some ascents and the Spanish’s disappeared ... I had to
fill the tire!
I have a slight resistance to mud (should be from the almost white
equipment), but on this event should be a lesson to me. Why I turn away -
"happy" - I ended up in a climb, I climb and continued to rise,
always thinking I was on the right path till a rather wide intersection. If I
haven't seen any indications for some time, there, wasn't nothing (and was well
marked: ribbons, arrows and cut way)! I went down almost everything, till find
two raiders, but I didn’t demote from what I was already convinced, and so, I
"showed them" the way up. Conclusion, we call the Organization, it was
to descend. I put my 29 CF SLX looking of "tapes"!!!
There was the mud, and I had to spend though, quickly reach the car, motorbike
and the bike broom. We went to 4 elements and headed toward the 3rd supply
zone. I could went away and before I descent to the 3rd supply, I cross with a
Bambi - white tail - it jumped in front of me on the trail, from one side to
another - almost Cape Epic style!
From that supply, I ate on a
management basis; half a glass of juice with a cheese sandwich, fruit, a bar
and water. I left with a lead of 5 minutes, and quickly got caught, lacked 20km
to the finish line. I discovered which led the last holes and with the
Organization help we repaired this issue. During these miles was recovering
some positions, on some consecutive rises transactions, helped by my weight and
this 29 wheel.
I finished well, without hypo symptoms, all the way. Probably I did
around 60km... The basal insulin - 24h effect - is critical in this type of
activity - aerobic - having your values controlled during the activity, is
fundamental the knowledge of your body reactions after activity, avoid hypo
episodes, and therefore, putting less insulin, avoid hyperglycemia.
At lunch
time I had 116mg/dL.
From 46 riders I finish 38 with 4:38:20h
Cycling good,
casf
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