PT Open XCR 24H 3ª etapa Proença a Nova


Boas pedaladas,


Foi debaixo de um calor abrasador, em determinadas alturas mais que outras, que se realizou a 3ª Etapa do PT Open XCR desta vez em Proença-a-Nova, casa da Horizontes, eu fui às 6 horas e pelas quatro já só queria fazer deslocar os ponteiros do relógio para a frente.

Um percurso que exigia força de braços e pernas durante quase todos os "traks" muitos deles "singles" com descidas técnicas, passagens entre os pinheiros - ainda me abracei a dois - por entre os muros das casas de xisto e nas traseiras de outras tantas, nas várias subidas íngremes que nos obrigavam a projetar o corpo para a frente, agarrando com exagero no volante e "apêndices", daí as minhas dores nas mãos, imprescindível a troca dos atuais punhos...



Em 2005 Proença-a-Nova foi a minha 1ª presença em provas de BTT e logo com uma prova de 24h, na altura fiquei fascinado pela envolvência (uma equipa de 8 com 3 horas para cada um, tarde, noite e manhã), a minha DIABETES não se coibiu de me lembrar que teria de pedalar com ELA, aprendendo a lidar com a situação, logo nesse ano com toda a sua implicação na envolvência em provas de BTT. Nesse ano como este o calor imperou, o sol é rei e mandou raios que só as muitas sombras dos pinheiros esbatiam um pouco do calor que se fazia sentir, alturas houve em que seguindo uns atrás dos outros, por entre os pinheiros, o pó fino que se levantava sufocava a respiração e a garganta.



As primeiras duas voltas foram para "bater" o terreno, dei umas dicas ao António que depressa desapareceu da minha vista, o meu amigo Pedro Roxo depois da segunda volta seguiu o seu ritmo para as 12 horas. Parei para comer uns hidratos com bolonhesa, melão fresco e nova carga de água, sempre a hidratar o corpo, o calor assim ditava e o pó fino e seco, água, ÁGUA, ÁGGUUUAAAA!!!


Nas 3ª e 4ª voltas parei sempre após completar cada uma para descansar, enchendo o bidão com água, sem ter dado insulina rápida durante o "almoço" (só dei de manhã, reduzindo as unidades em função do esforço que iria ter durante a tarde, mas com a atenção para o pequeno-almoço, evitando às 12h estar com hiper - 12:44 tinha 185mg/dL), fui medindo o açúcar entre paragens (15:59 tinha 135mg/dL).


À 5ª volta e durante uma subida - com o Pedro Maia - as cãibras apareceram, cheguei ao final dessa volta e medi o açúcar, com receio de hiperglicémia por ter "saltado" a insulina do almoço, 136mg/dL, nada de hiper mas as cãibras já me tinham quebrado o ritmo. Intrigado comi uma banana voltei a hidratar, falta de água não foi com certeza mas na minha derradeira 6ª volta as cãibras, desta vez, durante mais subidas que na volta antecessora, fazendo dar uma volta ainda mais lenta, altura em que o António me alcança, depois de me indicar que tinha caído, reparo só nuns arranhões, confirmo se está bem e mando-o seguir, já eu, terminei depois de parar para "esticar" por mais tempo alguns músculos.







O meu enteado JOBIM é uma "máquina obsessiva" com um intuito que o caracteriza, ultrapassar objetivos, desportivamente, atleta federado de natação pura acusou algum esforço nas pernas. À 4ª volta disse à mãe que parava de estoirado que estava, devorou umas coisas da geleira e ainda "caçou" mais 3 voltas, 7 ao todo.


Minhas médias; 57,95km à média de 12,70km/h durante 4:33:23min, 6 voltas durante 6:20:14min, 12 lugar.
António; 10 lugar.


Pedaladas boas,
casf

PS - Obrigado pelo apoio durante as minhas pausas, para esticar cãibras e pelas fotos do pessoal que me acompanhou.



English:

Good rides,
It was under a burning heat, that held the PT Open XCR 24H 3rd stage, now in Proenca-a-Nova, Horizontes organization home, I went for 6 hours and after 4 hours I’d just wanted forward the clock punters.

A circuit that required arm and legs forces, for almost the time, many in single tracks with technical descents, passages between pines trees - I had time to "hugged" on two - between walls of schist houses and the backs of many others, ascents which required us to project the body forward, grabbing the bar ends strongly...

Proença-a-Nova, in 2005, was my 1st time on a MTB 24H event, at the time I was fascinated by all environment (a 8 elements team with 3 hours for each one; afternoon, evening and morning) my DIABETES also reminding me I had to ride with "her", learning how to deal with booth situations, on that year I understanding the involvement of mountain biking events and DIABETES. Like that year the heat was "on fire", only the many shadows of pines trees faded the heat a little bit that was felt, there were times that followed one after other, among the pines, the fine powder suffocated throat and breathing.


The first two laps were to know the circuit details, I gave some tips to António that quickly vanished from my sight, and my friend Pedro Roxo after the second passage followed is rhythm for 12 hours. I stopped to eat some carbohydrates with Bolognese sauce, fresh melon, new load of water, constantly I hydrated the body, the heat forced us to that like the dry and fine powder in the air, water, WATER, WAATTTEEEERRRRR!

In the 3rd and 4th rounds I stopped after completing each one, resting, filling the water bottle, without giving rapidly insulin during the "lunch" time (I just gave at morning, reducing the units because the effort that I would have during the afternoon, but with especial attention to the breakfast, avoiding being with hyperglycemia at 12:00h - 12:44 was 185mg/dL), sugar was measured between stops (15:59 was 135mg/dL).

On 5th lap and during one rise - with Pedro Maia - the cramps came up, I reached to the end of these lap measuring my sugar, fearing the hyperglycemia due to "jumped" insulin lunch, I had 136mg/dL, cramps already broken my rhythm. ...Intrigued with and why, I ate a banana I hydrate again, lack of water was not for sure but in my last 6th lap cramps this time for more climbs that the return predecessor, making a walk even slower, when Antonio reaches me, indicated me he had fallen, I just look a few scratches, I confirm if he was OK and I say to him to continue to finish, me, I finished only after I stopping to "stretch" for longer time certain muscles.

JOBIM, my stepson, is an "obsessive machine" with a characteristic point; exceed his goals. Federate swimming athlete he accused some effort on his legs. After finishing 4th lap, exhausted, he told his mother that he will stopped, from the glacier he ate a lot, because of that, or not, he also "hunted" 3 more laps, seven in total, getting 10th place.


My averages; 57,95km in total, 12,70km/h on average, during 4:33:23min, 6 laps in 6:20:14min total, 12th place.
António 10th place with 14 years old and, practically, with no MTB train at all!


Rides good,
casf


PS - Thanks for your support during my breaks, to stretch the cramps and pictures of the people who accompanied me.

Sem comentários:

Enviar um comentário