Triatlo da Guarda, 2+60+15

Bom desporto,
Por ser quase certo não conseguir ir ao Ironman de Cascais, mais rapidamente me inscrevi no Triatlo da Guarda, que integra o Campeonato Norte de Clubes de Triatlo de Média Distância.
Como não cheguei a estragar o "gira-discos" - para quem não leu o meu "episódio" anterior, tem de o fazer para perceber a metáfora - fui dando continuidade aos "meus standards preferidas", era uma "dança" que o exigia...
Se há gente que fica mais nervoso que eu, em dia de prova, é a minha Makalu, até entrar no carro e ficar na posição à "MissNice", sinónimo que não ficou em casa, vai adotando todos os padrões de stress! Fica em "sombra" ao lado da dona, atravessa-se nas entradas das portas, ladra, rosna, não me fareja nada que não saiba onde pus da ultima vez, mas enquanto "passo revista" a todos em casa, e em uníssono, "não sei, não vi, mas isso é teu...", ela já está sentada à frente da porta de saída!
Agora sou eu com stress!!! A prova iniciava às 14h, a viagem, chegar e ir para o secretariado, vestir-me e aprontar tudo para deixar nas transições, levei uma sandes para o "almoço". A minha diabetes, "muito senhora de si" foi subindo para mais de 250mg/dl. Acho que as contas aos hidratos, nestes dias, nunca batem certo! Dei duas unidades de rápida para não evoluir por "ali acima". A 10/15min das 14h, a ultima vez que vi o Free, indicava descida, comecei a trincar a sandes, com o calor e o stress, parecia terra em seca extrema, nem com água conseguia mastigar.
Já disse que estava em stress? Há mais! Ia para o parque de transição e um atleta diz-me "vai buscar o fato, para os da média distancia deixam usar!" Volto atráz, já em corrida, nessa altura só não suava das unhas! Com a tendência de descida, e o medo de uma hipo na água - iria lá estar uma boa hora para fazer 2K - a solução foi tomar um gel com água para irrigar as duas dentadas da sandes! "Arrefeci" o stress a vestir um fato neopreno com os poros todos do corpo a "berrarem e a gritarem de calor"!!!
A Makalu já tinha ido à água há 2 parágrafos atrás.
"Guarda, o triatlo mais alto de Portugal", não foi ao acaso o slogan, em plano, só o da água na Barragem do Caldeirão, com o fato a tarefa ficou facilita e passados 49min. estava a ser fotografado de pé. A glicémia mantinha-se nos 233 mg/dL. Informei a minha equipa como estava, agarrei em tudo e saí do parque de transição, começavam as inclinações.
Os primeiros 10K, sempre a subir, fizeram-nos chegar a mais de 900m de altitude, na estrada N18-1, fazíamos o mesmo percurso 3 vezes. Foi durante este "vaivém" que a glicemia desceu. Sentado na bicicleta "almocei" uma barra Vitargo Endurance e o bidon que preparei com Carboloader e Eletrolytes, pela "ausência" de sopa, segundo, bebida, sobremesa e café, fi-lo com uma concentração alta em hidratos de carbono. Neste percurso a organização disponibilizava bidons, gelados, com H2O ou eletrólitos, recolhia os de água que ia misturando com o meu. Este "repasto" não variou muito a glicemia e até ameaçou descida os 125mg/dL. Do total de 60K, para os últimos 10K tomei outro gel e aproveitei que era sempre a descer em direção, novamente, à barragem.
Não fez muito calor na Guarda, e aquando da minha saída para a corrida o sol estava a descer, o que ajudou pois o cansaço já se sentia, sobretudo porque o circuito de 3 voltas de 5K cada, também não era plano. Bebidas frescas; água, coca-cola, isotónico, frutas; banana, laranja, e géis era o que cada corredor tinha direito a cada passagem para nova volta. A glicemia manteve-se pelos 150mg/dL, hidratei muito e refresquei-me ainda mais, isotónico e 1/2 banana, na 2ª volta senti uma disposição de "deitar tudo fora", sincronizei a cadencia, moderado já eu ia, e com a calma que me caracteriza pensei, "correu tudo bem, isto é para acabar de pé, vamos lá...". Terminei antes do que tinha pensado, mas há imprevistos que acontecem e sem explicação…
Este ultimo paragrafo serve para enaltecer o desportista, desde o amador ao profissional. Como a organização disponibilizava os bidons, tive a felicidade de atirar dois para o publico, nada como ver a cara dos miúdos a apanhar os bidons dos "ciclistas", quem nunca passou por isto!!! O primeiro fiz-lhe sinal que o ia atirar, gritou e saltou com o "troféu" na mão!!!
Foi um fim de semana triste, 3 falecimentos, um no triatlo de Vila Nova de Cerveira e dois ciclistas atropelados.
Desporto bom,
casf

Abbott Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário