Translate

My MTB has DIABETES

Diabetes is something that cycling with me since 21 years ago, I’m 41. The blue O Project regarding the disclosure of diabetes disease associated with the practice of MTB, talking, discussing and to clarifying some aspects, from who has to deal with these two situations simultaneously.

Taça de Portugal de Ultra Trail - Proença a Nova, 26K

Boas corridas,

Ir a Proença-a-Nova fazer alguma prova desportiva representa em mim um recuar no tempo. Foi lá que em 2006 comecei a praticar desporto com algum carácter competitivo. Atualmente encaro o desporto como componente do tratamento da minha diabetes, tento superar-me mas sem grande interesse competitivo, quer dizer, tenho dias...

Para quem tem receio de praticar desporto por ter diabetes, é uma questão de "aceitar" este tipo de "tratamento", é de ação rápida, e com efeito prolongado, dependendo do esforço, pode durar mais de 24h. Insisto, a simples caminhada de 30min faz milagres!

Apresentei-me em Proença no 10 de Março em baixa forma, tirando umas corridas muito desorganizadas o meu treino tem passado por limpar xixi, cocó, não roas isso, deixa as pantufas, larga o atacador!!! Essa meia era das boas!!! Senta, fica, junto, não é para correr...!

Acordei com a glicémia "calma", fiz os cálculos, dei o bolus mas o stress da viagem e dos horários para apanhar o autocarro que nos levava para os Montes da Senhora, local da partida, "disparou" a glicemia e tive de fazer correção. Prova integrante do circuito nacional as "figuras" apareceram para fazer os 50K, havia o dobro dos 26K. Até parece fácil!

O percurso era muito rolante sem dificuldades técnicas. Os abastecimentos oferecidos pelas Juntas de Freguesia e/ou associações são como se nos abrissem as portas de suas casas, somos acarinhados por quem os serve, a 1ª palavra que me sai da boca é um "muito ObrigadO".

Com o FreeSyle Libre as "leituras das glicemias" são muito mais facilitadas, com chuva e/ou lama, as mãos estão "limpas" de picadas e antecipamos a tendência, para as devidas providencias.

Os kms finais fiz acompanhado de um atleta de Proença, já tinha praticado desporto federado, pelas condicionantes da vida deixou e estava de volta, agora nos trails. Correr com chuva e frio, só mesmo para quem tem vontade, e insiste e persiste e mais não é preciso dizer... A diabetes agradece!

Sem comentários:

Enviar um comentário