Multisport Portugal, Triatlo 1,9+90+21

Bom desporto,
Passou muito tempo sem provas desportivas, mas a diabetes assim que adquirida, é vitalícia! Defendo e advogo há muitos anos que a pratica desportiva, enquanto diabético, é um forte complemento do seu tratamento - glicémico e cardiovascular - está provado cientificamente, não me canso de o escrever! Definindo os teus próprios objetivos, deverá perdurar a insistência. A "fruta que daqui cresce" é a da motivação, o resto vem por acréscimo e a minha diabetes agradece. Alia-te à equipa "Projecto blue O / FPAD - Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes" e vem motivar muitos mais.
O MultiSport Portugal de Coimbra foi “O Evento”, este nome vai crescer... Houve provas para todos os gostos e feitios. Campeonato Europeu, Campeonato Nacionais de longa/meia distância de triatlo, provas abertas, duatlo e swim noturno na sexta-feira.


Na véspera da prova “sonhei”; "como iria fazer para me orientar, se teria de deixar no parque de transição (PT), a insulina e o FreeStyle, 1:20:00h antes do início da prova?" Isto porque a distancia "half" iniciava às 9h, mas até as 7:40h tínhamos de deixar no PT, tudo o que quiséssemos levar no ciclismo e na corrida... Nisto acordei, estava com uma pequena hipoglicémia, comi 2/3 bolachas e fui pensar para a cama, eram 3:20h.
Às 7:39h media no FreeStyle 191 mg/dL e dei a insulina rápida para as "contas" que fiz. Ao sair do PT vejo a Ana Margarida Regêncio que vinha "pegar ao serviço" (equipa médica do evento). Mantive a estratégia e apresentei-me como "amigo das redes sociais da diabetes", fez-se luz, "conheço perfeitamente"! "Não tenho nenhum medidor comigo, mas tratamos já disso" - nada que eu não tivesse também pensado - atrás, ao comando da ambulância estava um bombeiro, pai de um miúdo também com diabetes Tipo I. "Às 8:30h passo então aqui para medir e assim saber com o que contar na natação". Portanto, com insulina às 7:40h, pequeno almoço rico em hidratos de carbono às 8:10h, às 8:30h na capilar tinha 210 mg/dL - ainda não tinha "subido" tudo o que comera do peq. almoço - iria dar para os 45min., previstos, a nadar 1,9K no Mondego...


Fico sempre receoso de falar em valores de glicémia, sobretudo porque cada diabetes é pessoal. Há dias que comemos e damos insulina com as contas todas certas para “a linha se manter” estável, e há outros em que são opostos, contamos com uma reação e vem outra! Acima de tudo tem de se ter "algum autocontrolo" da nossa patologia, "treinando" situações semelhantes para ver as reações... Contudo, o que viria a seguir foi a 1ª vez!!!


Às 9h saíamos todos juntos no plano de água, sem atenção ao colocar os óculos, às primeiras braçadas metiam água! Decidi virar-me, tentando boiar, para colocar os óculos na posição correta, LEVEI com um MURRO que me abriu o lábio!!! Nem os óculos nem eu ficamos melhor para nadar. Os treinos resultaram e se não tivesse havido o "1º round", teria ficado com a real sensação de ter melhorado a minha natação. Pelos 46min. corria em direção à bicicleta, já sem o lábio a sangrar, o meu "pequeno", que estava à minha espera, quando me vê confirma "tu sabes que tens o lábio inchado!!?" 169 mg/dL as "contas", nem com calculadora podiam ter saído melhor!
O percurso na bicicleta era muito rolante, lembro-me de ir "ligeiro" e eu que não pedalo rápido, insistia no andamento! A 1ª volta de 45k fiz, em que para mim, era um "tempo canhão", avancei para a segunda igual... Géis, bebida isotónica, água e alguma fruta serviram para manter a diabetes controlada e hidratada.


Na corrida de 21K, dávamos 2 voltas, a 1ª de 14K, depois dos 10K as pernas começaram a suplicar! A diabetes "passeou" a "meu mau prazer" pela margem do Mondego abaixo, Mata Nacional do Choupal, subíamos a Av. Fernão de Magalhães, virávamos para a praça da Sé Velha, Ferreira Borges acima, eramos aplaudidos e saudados pelo nome nas esplanadas, ladeávamos a outra margem do Mondego, passávamos a ponde pedonal, alguns a correr, eu já muito pouco! A 2ª volta, com 7K sem ir ao Choupal foi vagarosa, por isso deu para parar em todos os chuveiros! Perto do final disputei com mais 2 atletas aquele que mais devagar corria/andava, até que inteligentemente um deles "atira para o ar"; "isto é como a morte, cada um tem a sua hora! Chegamos quando tivermos de chegar", e assim foi!
Desporto bom,
casf
PS - CréditOs aos fotógrafos, obrigado.