casf
#SpOrtgivechance, Itália, Spoleto
Bom desporto,
Ser convidado para ir a Itália representar a FPAD - Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes, é sinónimo de, em algum ponto, se estar a fazer a diferença e isso é graças ao "Projecto blue O".
De Portugal fomos 23 pessoas, maioritariamente com diabetes, enfermeiras - todas conhecedoras na 1ª pessoa - médicas da especialidade e acompanhantes. Estiveram 16 países num total de 320 atletas.
O município de Spoleto - Umbria, Itália - através de parceiros nacionais e internacionais, pelo Programa Erasmus +, desenvolveram o projeto com o nome “Diabetic Runners and Cyclists for more sport for all in Europe - "#SPORTGIVECHANCE"” promovendo o desporto na sua envolvente social e capacidade de inclusão.
A FPAD marcou os primeiros pontos logo pela empatia que gerou no "transfer" para Cascia, local de repouso da nossa delegação, da Turquia, Hungria e Bulgária. Para o ano levamos os galhardetes para trocar!
A logística foi enorme e a organização não teve "mãos e pés a medir", no espaço de horas, do programa que nos foi entregue para os 4 dias, haviam alterações e/ou os horários eram atualizados, mas tudo se fez, ou não fosse a nossa líder - "big chefe" - bilingue em Português - Italiano. Tendo lá trabalhado durante 10 anos, era “tu-cá, tu-lá”, gesticulando à medida que falavam, mas sempre com a calma característica da nossa líder... Digno de filme!
As visitas à cidade e os seus pontos de interesse turístico, palestras e colóquios, caminhadas, gincanas para os mais pequenos, e não só, ensaios e as provas de ciclismo de estrada e BTT - 200K e 50K e as corridas citadinas - 11K e 20K.
Portugal destaca-se nas comparticipações associadas à diabetes, algumas na sua totalidade e outras em grande parte; insulinas, glicómetros, agulhas, fitas, lancetas, canetas o Libre. Não confundir com o “ser gratuito”, tudo é pago diretamente por nós, contribuintes, haja saúde! Na disponibilização das bombas de insulina ainda há muito trabalho a fazer, sobretudo, pela existência de uma burocracia orçamental governativa "de 4 anos", se compararmos com alguns países em que é receitada numa consulta da especialidade com todos os benefícios que daí advêm, qualquer um deveria poder experimentar, pelo menos!
A FPAD convocou várias associações nacionais para este encontro, sendo uma experiência enriquecedora a todos os níveis. Fui a “cara” do Projecto blue O e da Associação dos Diab(R)etes-Portugal e voltei a reencontrar os amigos da ANIAD - Associação Nacional Italiana de Atletas Diabéticos, que não falham uma prova! Era durante as refeições que se criavam muitas das sinergias nos pormenores da diabetes, a dita contagem de hidratos dá “pano para mangas”… Há quem tenha balanças ao estilo de um espião (pequenas e discretas), e é tão bom ficar a saber mais sobre a diabetes, sobretudo neste contexto tão importante.
Nestas conversas troco algumas ideias e adquiro sempre novos conhecimentos. Fiquei a conhecer novas pessoas desta “família” e com outros diálogos descobri que, a provável, dor no meu ombro que tive durante vários meses, "frozen sholder", tem uma forte probabilidade de estar associada com a minha diabetes de mais de 20 anos! Muita literatura que tenho pela frente...
Eramos só DT1, e havia de tudo, desde quem tem diabetes há mais de 40 anos até aos adolescentes com a idade das experiências, que também fazem parte! Partilho 2 exemplos; uma criança de 8 anos que “funciona como um Ferrari” com a sua diabetes e a mãe, médica e endócrinologista, era como a “chefe da oficina”, afinava e fazia ajustes no “motor”, só mesmo para estar “tudo a postos”. Privei com um adulto que nunca tinha estado num evento assim, menos ainda, só com pessoas com diabetes. Reconheceu de imediato a “grande empatia que se cria” com as pessoas e os conhecimentos. A minha opinião sobre o facto de “escondermos” a nossa condição “isola-nos" do mundo na qual a diabetes tem de participar, faz parte da aceitação. Participou na prova de BTT, 50K, com 2000m de acumulado positivo, em que na sua condição, e tudo correu bem, várias vezes lhe reforçaram a coragem e o exemplo. Percebe-se a força com que se fica para tratar a nossa diabetes e partilhar com os outros como é possível?
Na gincana de obstáculos os pequenos superaram os medos que "levavam nos pedais"... Na corrida de 11K todos finalizaram, uns numa estreia, outros com “recorde pessoal”, outros a caminhar, mas todos com sentimento de superação pessoal. Fica-se com uma força maior para tratar da nossa diabetes. Nos 21K trouxemos um 1º e um 6º lugar. O nosso 1º lugar já tem currículo em Itália e até é campeão europeu de maratona, 42K, para atletas com diabetes.
A FPAD - Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes apelidou-nos de “fenómenos” pelas nossas atitudes, que perante a diabetes, são as pessoas que munidas das ferramentas necessárias tomam ações, mostrando que é possível desmistificar a doença, cada um à sua maneira. Obrigado.
Desporto bom,
casf
casf
Triatlo Pampilhosa da Serra, versão sprint
Bom desporto,
Fui até à Pampilhosa da Serra participar no 1º triatlo na sua magnífica praia fluvial, as condições são adoráveis, mas chegar até lá é upa upa! Muita curva e quando vamos em cima da hora é uma "hiper glicémia"!
Chegamos e tive tempo para "tentar" corrigir a glicemia com umas doses de rápida, mas a versão era a sprint, é rápida, mas ou havia stress na água ou as doses de insulina diluíram-se - ironizo! Eu disse tentei.
O meu pequeno/"swimmer PT" diz que tenho uma técnica perfeita nos bruços, por isso, saí da água quase em último! Crawl, a respirar à frente, foi muito pouco o que nadei... No parque de transição para a bicicleta o Freestyle indicava uma tendência de descida, mas a glicémia estava alta...
Tirei proveito da minha "pele e osso" logo à saída da transição subíamos alguns 8K, dos 21K totais, outros 8K foram em descida vertiginosa, com este cenário a recuperação de posições foi evidente. Impressionantes foram as águas fresca que a organização reponha para todos! Combinei com o Vitargo Electrolyte, mas a glicémia voltava a subir à chegada para a ultima transição.
Para a corrida, 5K, foi gerir e aguentar com água fresca as 3 voltas, nada planas, do circuito. Acabei com "292mg/dL" (no Freestyle) com tendência de descida!
Provavelmente para fazer mais, só com uma calculadora...
Desporto bom,
casf
www.omeubtttemdiabetes.blo
#ProjectoblueO
#ChangingDiabetes - Novo Nordisk Portugal
Abbott Portugal
#vitargoathlete Vitargo & Energikakan
GripGrab
EM3
Polisport Bicycle
Silincode Portugal
Ciclonatur
FeelsBike
Freego Bolsas Para Insulina
Makalu
Boas corridas,
- Os treinos vão começar...
- Workouts they will start...
O sonho de treinar, em total autonomia, um cão, neste caso uma cadela de nome Makalu, para as quedas bruscas de açúcar no sangue, se bem que acordo durante a noite, se for o caso, mas nunca será demais ter alguém a insistir com o aviso das alterações glicémicas.
Um processo difícil e moroso...
Até lá, também, contamos com as inovações tecnológicas...
casf
#ProjectoblueO
#runningwithdogs
#goldensofinstagram
2º Grande Prémio Atletismo Casa do Benfica Castelo Branco, 10K
Boas corridas,
Os treinos continuam - como a diabetes - para quando for necessário apresenta-mo-nos Os dOis!
PS: E quem manda comer um nougat 15 min. antes da prova? Mais de 5K com aquela impressão na garganta para só depois do jantar é que "levantou" o açúcar no sangue!!!
Há muita afinaçãO a fazer...
PS: E quem manda comer um nougat 15 min. antes da prova? Mais de 5K com aquela impressão na garganta para só depois do jantar é que "levantou" o açúcar no sangue!!!
Há muita afinaçãO a fazer...
casf
VI Meia Maratona da Liberdade
Boas corridas,
Nada fácil estes 21K, com hipo pelo meio e bastante inclinada...
casf
casf
Get Together With Style
Nada como ser convidado para ficar a par das ultimas novidades no sensor Free Style da Abbott.
Um encontro com muitas amizades, algumas já antigas e outras novas, onde a partilha de experiências sobre o mesmo tema nos coloca mais alerta!
Receitas, desporto, interações com os outros...
A repetir, como as leituras da glicémia, quanto mais melhor.
casf
Bom caminhO 2018
Bom caminhO 2018,
"Entre o Viver e Morrer tudO é caminho" (in missa do peregrino).
Deixa que a tua diabetes desfrute tudO o que a vida tem de melhOr, mesmo que "chova"...
#ProjectoblueO
Subscrever:
Mensagens (Atom)















