O início do projecto blue O

Olá,

Espero que as vossas pedaladas estejam de boa saúde!

Eu decidi iníciar aqui no FORUM (na altura), uma crónica (hoje, um blog), digamos assim, sobre as minhas pedaladas e a "situação" que tenho de saber lidar, que é o de ter diabetes Tipo 1 (insulino dependente).

Desde já, para aqueles que andam sempre à caça de novos artigos para ler, emendar, criticar (construtiva e negativamente) e confratenizar, desde já um até logo.

Entretanto, se virem a minha apresentação, poderão saber um pouco mais de mim, além de ser de Castelo Branco.


Foi assim que me apresentei:

Sou o Carlos (casf), nascido e vivo em Castelo Branco.
Desde miúdo que ando de bike.
Comecei com uma BMX "híbrida" com 2 amortecedores (de molas!) atrás. Coisa seria, ainda hoje guardo peças dessa bicicleta!!!
Com o passar dos anos passei ao ”mountain bike” propriamente dito (bicicleta rígida), isto talvez aquando da sua “descoberta” na América do Norte, já lá vão uns anos!
Acompanhando o meu crescimento, já tive o prazer de andar de bike num dos países mais aficionados a este meio de transporte (não, os chineses não), os holandeses. Caricato para mim, até experimentar, foi vê-los andar com guarda-chuva aberto, mas atenção, com neve só mesmo os holandeses, eu, caí na primeira curva!
Actualmente pratico o BTT, preferencialmente XC, por ser a 1ª paixão e por motivos de saúde pois sou O (diabético).
Se me virem parado por aí, a comer, estou com uma hipo!


Posso dizer que foi há uns 15 anos atrás que passei a ter de lidar com a diabetes.

Os meus 60kg da altura, de uma semana para a outra, passaram a 48kg.

Uma fome voraz, sede insaciável, um urinar incontrolável, hoje sei que com uma hiperglicemia (nível de açúcar ALTO no sangue), neste estado, o objectivo prioritário é um WC!!!

Nessa semana em que já não foi preciso fazer a curva da glicemia, nessa manhã, na urina o açúcar já era revelador do que aí vinha, ainda hoje me lembro de uma volta que dei e as cãibras me assolaram as pernas cá de uma maneira!

A minha visita em Coimbra num especialista for bastante emotiva, enquanto ouvia o, ainda meu médico, e todas as suas indicações - para o resto da minha vida - os meus pais tinham a emoção nos olhos...

Acatei tudo e nunca me fez impressão por a insulina (para muitos insulino dependentes este problema das picas diárias é bastante constrangedor, mas se não o fazem os hidratos de carbono ingeridos não se transformam).


Pedaladas boas,
casf

Transcrições do Forum BTT

Boas pedaladas,

No Dia 24 de Outubro de 2009 iniciei no Forum BTT uma crónica, na área da saúde e treino, um tópico com o nome "o meu BTT tem DIABETES".

Nos textos que lá escrevi, aqui no blog escrevo em itálico e em azul no dia da transcrição.

Pedaladas boas,
casf